Com cautela, Cruzeiro aguarda recuperação de Galhardo para assinar contrato

O Cruzeiro informou por meio de seu site oficial, ainda na madrugada dessa quinta-feira, que o lateral-direito Rafael Galhardo ainda não assinará contrato com o clube. De acordo com a nota, divulgada instantes após o empate por 1 a 1 com o Palmeiras e classificação às semifinais da Copa do Brasil, o jogador realizou exames que constataram “período maior de recuperação da cirurgia no joelho direito”. Desta forma, a diretoria optou por só assinar o vínculo quando “Galhardo estiver apto a atuar”.

Galhardo passou por cirurgia de reconstrução dos ligamentos em fevereiro e, desde então, iniciou recuperação no clube em que foi formado, o Flamengo. Em 11 de julho, ele teve o seu primeiro contato com bola desde a lesão e postou vídeos no Instagram comemorando o retorno às atividades sem restrição.

O lateral-direito desembarcou em Belo Horizonte na manhã dessa terça-feira, realizou os exames e acompanhou o empate entre Cruzeiro e Palmeiras no Mineirão. Por meio de seu Instagram, ele publicou vários vídeos em um dos camarotes do estádio e elogiando a presença da torcida celeste. “Vamos Cruzeiro”, “Coisa linda” e “Classificado” foram algumas das legendas das gravações.

Veja a nota completa divulgada pelo Cruzeiro:

O Cruzeiro Esporte Clube comunica que, após realizar todos os exames e avaliações físicas no lateral Rafael Galhardo, a comissão técnica concluiu que o jogador ainda vai precisar de um período maior de recuperação da cirurgia no joelho direito, à qual o atleta foi submetido em fevereiro deste ano. 

 

Diante desta avaliação, Clube e jogador decidiram reestruturar o contrato, aguardando para finalizá-lo apenas quando Galhardo estiver apto a atuar. 

 

A decisão não altera os planos do Cruzeiro em contar com o atleta em seu elenco. Galhardo faz parte do planejamento do Maior de Minas para as próximas temporadas.

Trajetória de Rafael Galhardo

O lateral-direito foi revelado pelo Flamengo em 2009 e permaneceu no Rubro-Negro até 2012, quando foi vendido ao Santos. Em dois anos na Vila, fez 26 jogos e um gol. Em 2014, transferiu-se para o Bahia por empréstimo. Seu melhor momento na carreira foi em 2015, no Grêmio, onde fez dois gols em 49 apresentações e conquistou o prêmio Bola de Prata como melhor lateral-direito do Campeonato Brasileiro.

A boa temporada lhe rendeu uma transferência em definitivo para o Anderlecht da Bélgica. À época, o Santos o negociou por 1 milhão de euros, cerca de R$ 4,4 milhões (valores do período). No entanto, a passagem pela Europa foi frustrante. O lateral entrou em campo oficialmente apenas uma vez. Atuou como titular na vitória de seu time sobre o Sint-Truiden por 2 a 1, no dia 29 de janeiro, pelo Campeonato Belga.

A passagem na Bélgica coincidiu com período de muitos atentatos terroristas em Bruxelas. Sem muitas chances, ele decidiu retornar ao Brasil em julho do ano passado, quando acertou com o Atlético-PR por empréstimo. No clube, fez sete partidas, cinco como titular. Por azar, uma lesão no joelho direito, em janeiro, durante as férias, fez com que o clube paranaense rescindisse o vínculo com o jogador.

Rafael Galhardo de Souza

Nascimento: 30/10/1991
Naturalidade: Nova Friburgo-RJ
Carreira:
Flamengo (2008/2012) – 30 jogos, 1 gol
Santos (2012/2013) – 26 jogos, 1 gol
Bahia (2014) – 7 jogos, 2 gols
Grêmio (2015) – 49 jogos, 2 gols
Anderlecht (2016) – 1 jogo
Atlético-PR (2016) – 7 jogos

Seleção Sub-20 (2011) – 7 jogos pelo Sul-Americano, 2 pelo Mundial

Títulos:

Mundial Sub-20 (2011)
Sul-Americano Sub-20 (2011)
Campeonato Brasileiro (2009) – Pelo Flamengo