Em alta, Alisson e Thiago Neves participam de 64% dos gols do Cruzeiro no Brasileiro

Se em junho o Cruzeiro ficou perto de igualar uma marca negativa por não fazer gols, agora, o jogo virou. O time de Mano Menezes tem encontrado o caminho rumo à meta adversária e conseguido balançar as redes. E tem uma dupla responsável, consideravelmente, pelo bom momento do ataque. Trata-se de Alisson e Thiago Neves. Eles participaram de 64,29% dos 14 tentos marcados pela equipe no Campeonato Brasileiro.

Alisson é o rei das assistências. Até aqui, distribuiu cinco passes para gol (dois para Ábila e três para Thiago Neves) e balançou a rede uma vez. Já Thiago Neves fez cinco gols – é o artilheiro do Cruzeiro no Brasileirão – e deu uma assistência. Eles também colecionam bons números em outros quesitos. Segundo o Footstats, Alisson é o quarto do time com mais passes certos (391) e o terceiro em cruzamentos corretos (seis). TN30 lidera quando o assunto é finalizações certas (19) e é o que mais recebeu faltas (20) – Alisson aparece em 2º, com 19 infrações sofridas.

Além de serem os mais participativos, eles também se ajudam. Dois dos cinco gols de Thiago Neves foram por meio de passes de Alisson. O primeiro foi na derrota, por 3 a 1, no clássico diante do Atlético-MG, no Independência. O segundo foi no triunfo, por 3 a 1, sobre o Palmeiras, na rodada passada, no Mineirão

Apesar dos 14 gols e o sétimo lugar na tabela, o Cruzeiro está longe de ter o melhor ataque da competição – é o 9º, ao lado de Atlético-MG e Bahia. O ataque mais positivo é o do Grêmio, terceiro colocado, que marcou 23 gols. Além de Alisson e Thiago Neves, os outros jogadores que participaram dos tentos foram: Ábila (marcou três gols e deu uma assistência), Lucas Romero (deu duas assistências), Rafael Sobis (dois gols e uma assistência), Robinho (um gol), Hudson (um gol), Elber (um gol) e Leo (uma assistência).

Números do ataque na temporada

Até aqui, o Cruzeiro já disputou 42 jogos (15 pelo Campeonato Mineiro, três pela Primeira Liga, nove pela Copa do Brasil, 12 pelo brasileiro, dois pela Sul-Americana e um amistoso). São 24 vitórias, 10 empates e oito derrotas. Marcou 72 gols (1,88 por partida) e sofreu 35 (0,83 por jogo). Neste temporada, os artilheiros do time são Ramón Ábila e Rafael Sobis, com 14 gols cada. Já o líder em assistências é Thiago Neves, com sete passes.

Gols e assistências do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro

Cruzeiro 1 x 0 São Paulo – 1ª rodada
Gol: Ábila com assistência de Alisson

Sport 1 x 1 Cruzeiro – 2ª rodada
Gol: Alisson com assistência de Lucas Romero

Santos 0 x 1 Cruzeiro – 3ª rodada
Gol: Thiago Neves com assistência de Ábila

Cruzeiro 2 x 0 Atlético-PR – 6ª rodada
1º gol: Ábila, de pênalti
2º gol: Ábila com assistência de Alisson

Cruzeiro 3 x 3 Grêmio – 8ª rodada
1º gol: Thiago Neves com assistência de Alisson
2º gol: Rafael Sobis com assistência de Thiago Neves
3º gol: Robinho com assistência de Rafael Sobis

Cruzeiro 2 x 0 Coritiba – 10ª rodada
1º gol: Thiago Neves com assistência de Diogo Barbosa
2º gol: Rafael Sobis com assistência de Leo

Atlético-MG 3 x 1 Cruzeiro – 11ª rodada
Gol: Thiago Neves com assistência de Alisson

Cruzeiro 3 x 1 Palmeiras – 12ª rodada
1º gol: Thiago Neves com assistência de Alisson
2º gol: Hudson com assistência de Lucas Romero
3º gol: Elber, sem assistência

Fonte: Globo Esporte